“É preciso que a
educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum
sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades
bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de hoje.”
O
presente projeto de sala de leitura intitulado” Da Profª Eurídes, a
descoberta do prazer “ tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos
leitores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua
realidade na condição de cidadãos consciente de sua atuação na sociedade,
entendida como pré condição do exercício pleno da cidadania.
A Escola CABRAL se
preocupou em desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino
de qualidade para todos. No entanto, nem todos os educandos estão conseguindo
concluir o ano letivo desenvolvendo uma leitura fluente e compreendendo aquilo
que estão lendo com segurança e autonomia.
Creditamos, assim,
que a implementação deste projeto vem favorecer significativamente o processo
ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da
leitura e escrita no interior do espaço escolar e, conseqüentemente, melhorar o
desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está
inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.
“Aprender a ler é antes de
tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação
mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e
realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é
um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)
Parabens Lucinei, esta lindo seu blog...continue monstrando o que tem de bom em nossa escola ....bjs
ResponderExcluirobrigada
Excluir