sexta-feira, 2 de maio de 2014

SALA DE LEITURA- Nossa querida Profª Eurídes- lindo trabalho

“É preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de hoje.”

      O presente projeto de sala de leitura intitulado” Da Profª Eurídes,  a descoberta do prazer “ tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos,  capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos consciente de sua atuação na sociedade, entendida como pré condição do exercício pleno da cidadania.
A Escola CABRAL se preocupou em desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade para todos. No entanto, nem todos os educandos estão conseguindo concluir o ano letivo desenvolvendo uma leitura fluente e compreendendo aquilo que estão lendo com segurança e autonomia.
 Creditamos, assim, que a implementação deste projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e, conseqüentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.











     “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)

Aula interativa na nossa querida Profª Luzinete Ferreira- MALA DA LEITURA


O objetivo do Projeto é integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levará livros na "MALA DE LEITURA" para serem lido por ela e os adulto da sua casa.O presente projeto busca desenvolver também a facilidade de se expressar oralmente, ampliar o vocabulário, dar coesão e coerência aos textos. Ele possibilitará o aluno desenvolver habilidade de expressar suas ideias com desembaraço e originalidade, desinibindo-o através da leitura compartilhada com a família e quem sabe criar nos pais o hábito da leitura, pois eles são os primeiros mediadores de leitura que nossos alunos tem.








Mensagem do dia"

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente" 


Trabalhos da nossa querida Profª Mylene - 8ºano

O trabalho com a matemática em sala de aula representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimulante para o aluno. Geralmente as referências que o professor tem em relação a essa disciplina vêm de sua experiência pessoal. Muitos deles afirmam que tiveram dificuldades com aquela matemática tradicionalmente ensinada nas escolas, que tinha como objetivo a transmissão de regras por meio de intensiva exercitação. Cabe então descobrir novos jeitos de trabalhar com a matemática, de modo que as pessoas percebam que pensamos matematicamente o tempo todo, resolvemos problemas durante vários momentos do dia e somos convidados a pensar de forma lógica cotidianamente. A matemática, portanto, faz parte da vida e pode ser aprendida de uma maneira dinâmica, desafiante e divertida.